segunda-feira, 11 de maio de 2009

Instalando Ubuntu 9.04 em notebook shemp toshiba.

Instalando Ubuntu 9.04 em notebook shemp toshiba.

Problema pra quem tem notebook e tenta instalar o Ubuntu e não consegue, os erros mais comuns são:

Dar boot pelo livecd, mandar testar o sistema pelo cd mesmo e ele trava.

Dar boot pelo livecd, escolher o indioma e manda instalar e quando ele passa pra próxima tela ele divide a tela do seu notebook com uma linha no meio do monitor sem deixar você ver a tela que está processando.

Enfim, são vários os tipos de erros que acontecem principalmente no notebook Semp Toshiba IS1522.

Esses erros são provenientes do driver de vídeo e como resolver? vamos lá.
Dê o boot pelo livecd, escolha um indioma pressionando a tecla F2. Agora pressione a tecla F6 e será mostrado um menu, ignore-o usando a tecla ESC. Será mostrada uma linha na tela onde o final se resume em quiet --, beleza até aí. Antes desse quiet -- digite vga=1024x768 deixando a linha igual a seguinte:

opções de boot file=/cdrom/preseed/ubuntu.seed initrd=/install/initrd.gz vga=1024x768 quiet --
Dê enter.

Será apresentada uma tela, pressione enter e será mostrada uma lista com várias resoluções e no final um cursor piscando, digite 318 e dê enter, assim você estará selecionando a resolução 1024x768x32 VESA.
Pronto, agora é só prosseguir com a instalação normalmente.

Esse teste foi realizado usando a versão Ubuntu 9.04 Alpha 6 portanto, não sei dizer se serve para as distribuições anteriores.

Aproveito para dizer que o grande problema da instalação dessas distribuições do ubuntu que deram esses erros é porquê no inicio da instalação ele está programado para usar o driver VGA. Não seria melhor setar isso pra usar o driver VESA como padrão já que ele não dará problema na instalação por ser um driver "generico" e aí sim depois de instalado o usuário escolhece o melhor driver pra ele na internet?

Obrigado pela atenção e espero ter ajudado.

Um abraço a todos.

10 comentários:

  1. Amigo show de bola o seu artigo e estarei instalando o Ubuntu 9.04. Parabéns pela contribuição, pela qual ajudará muitos da Comunidade Linux.

    ResponderExcluir
  2. Cara... eu vou tentar fazer isso aew... só que o meu note é um w93 da cce... e na hora de instalar ele fica numa tela preta... mais se der certo eu volto aki pra dizer... vlw

    ResponderExcluir
  3. vlw cara, assim que chegar em casa estarei testando e se funcionar coloco aqui, tentei instalar ontem e foi frustrante ficar olhando pra uma tela preta, hehehehe, abraço

    ResponderExcluir
  4. continua não funcionando, seleciono 1024x768 e fica uma tela preta, não mais oque faze... flw ae

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho um notebook Semp Toshiba IS 1462 e a sugestão acima não funcionou! Coloquei a resolução exatamente no local indicado e fiz o procedimento de escolher o 318 da lista, e nada!!
    Além disso, o Ubuntu 9.04 já vem com o padrão VESA(genérico) e não VGA!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, você usou a ubuntu 9.4 final ou a alpha 6 que saiu antes?

    Se não usou a alpha por favor tente pois o cenário acima só tratou dele na alpha e falei que não tinha tentado em outras.

    De qualquer forma estou a disposição.

    ResponderExcluir
  7. Amigo, consegui resolver meu problema de instalação do Ubuntu 9.04 em um note CCE win. Sua dica foi perfeita.
    Muito obrigado.

    Cristiano

    ResponderExcluir
  8. meu note tbm fica na tela preta, tbm é um cce win. vo testar agora, daqui a pouco eu dou um feedback! mais em todo caso, obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  9. não funcionou :(
    aparece a tela de digitar a opção de resolução
    botei na indicada(318). ai eu dou enter e aparece na tela "loading please wait..." e rapidamente some, ficando apenas aquele "underline" no topo da tela.depois disso nada acontece...
    em todo caso, obrigado por tentar ajudar...
    se souber como resolver meu caso ficaria muito grato

    ResponderExcluir
  10. Fala meu mano, tente achar uma resolução dentre aquelas que aparece e sete o número referente a mesma até que o seu note consiga funcionar certinho.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir