segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Bloqueando programas P2Ps no Mikrotik

Esse cenário considerou que o seu servidor de internet tem duas placas de rede. A ether2 é a rede Wan, ou seja, é aonde chega o seu link de internet e a ether1 é a sua rede Lan, ou seja, é a sua rede local. Agora que o seu servidor está configurado certinho e funcionando normalmente, vamos criar a regra no Mikrotik para que os programas p2p sejam bloqueados como por exemplo: emule, kazaa, bittorrent e etc.

Acesse o servidor mikrotik via winbox, clique em IP depois FIREWALL. Na janela que abriu clique na aba FILTER RULES. Clique no sinal de + na janela que se abriu e no campo Chain: clique na setinha ao lado e selecione a opção forward. No campo P2p: clique na setinha ao lado para habilitar o campo e clique na setinha que apareceu apontando pra baixo e selecione a opção: all-p2p. No campo in. Interface: clique na setinha para habilitar o campo e clique na setinha que apareceu apontando pra baixo e selecione a opção ether1. Clique agora na aba ACTION e no campo action: clique na setinha e selecione a opção DROP. Agora por fim clique em OK para que a nova regra seja adicionada.

Observação: essa regra depois de criada você deve arrastá-la para o topo da lista porque essa é uma regra de negação.

Agora você só precisa fechar se tiver aberto qualquer programa p2p e abrir novamente e observar que o programa a exemplo “emule” não irá conseguir se conectar. Já no caso do bittorrent ele irá conseguir se conectar, mas não se assuste porque ele poderá ter uma fila gigante de filmes, programas, pornografia ou algo do tipo que não irá conseguir fazer o download dos mesmos, ou seja, não irá trafegar nada que seja p2p.

Esse tutorial foi feito a pedido do nosso comentarista que está registrado como Técnico, mas que tem o mesmo objetivo, servir a todos.

Um abraço e espero ter ajudado.

14 comentários:

  1. Muito obrigado cara, foi direto ao ponto, consegui fazer sem problemas, vlww

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo, Tem outra coisa que possa fazer esse não deu certo, e tenho certeza que esta tudo certo

    ResponderExcluir
  3. suas dicas sao formidaveis, simples e bem explicada. Muito obrigado e continue assim.

    Abralção.

    Samuel - orizona -go

    ResponderExcluir
  4. Nossa, perfeito! fiz aqui no meu sistema, bloqueia mesmo, obrigado

    ResponderExcluir
  5. Ola amigo, eu gostaria de saber como faço para controlar as solicitações de torrent, exemplo quando alguém entra na minha rede para baixar por torrent ele toma a banda inteira, como faço para limitar o acesso de banda por torrent, só o torrent o restante esta funcionando normal.

    Desde já agradeço.

    Chico

    ResponderExcluir
  6. muito bom amigo resovel meu problema. obrigado

    ResponderExcluir
  7. por causa dessa porra nenhum jogo do meu pc online pega mais,nem os da web fica dando erro ao se conectar com o servidor,isso é uma merda so por causa desse e-mule bittorrent essas merda que fode,e os jogo que paga o pato!

    ResponderExcluir
  8. configurei mais ainda continua baixando torrent??

    ResponderExcluir
  9. É necessário marcar a caixa ao lado, onde aparece um sinal de (!) quando a gente marca? Sem marcar notei que não há movimentação no campo BYTES. Quando marco ele passa a ter movimentação.

    ResponderExcluir
  10. po cara funciono q é uma blz.
    foi so eu marquar as cainhas q deu serto,
    vale....

    ResponderExcluir
  11. marcar caixa? qual caixa? todas elas?

    ResponderExcluir
  12. Cara, em Action coloquei Reject e em Reject With icmp admin prohibited, foi o melhor, bloqueou, acabou com o pear to pear

    ResponderExcluir
  13. @Joaum Silva cara funcionou com sua dica valeu.

    ResponderExcluir